Não é à toa que o eSIM transformou o mercado de chips internacionais – e não tinha como ser diferente: uma opção prática, sustentável, de fácil instalação e que beneficia todas as partes envolvidas: do fabricante às operadoras, o planeta e o usuário final.
O eSIM chegou ao mercado trazendo consigo um único e simples objetivo: substituir o tradicional SIM Card físico que já conhecemos. Todavia, é claro que essa substituição não aconteceria (e de fato não está acontecendo) da noite para o dia.
Segundo um estudo feito pela Juniper Research, o eSIM deve alcançar a marca de 3,4 bilhões de dispositivos conectados em 2025. Em 2021, esse número era três vezes menor (1,2 bilhão de usuários).
Hoje, existem mais de 7 bilhões de dispositivos conectados a uma rede de celular – que, por sua vez, é uma rede de telecomunicações projetada para a comunicação entre uma ou mais estações móveis.
A mais nova tecnologia inovadora: eSIM Internacional
O eSIM, que oferece mais praticidade e sustentabilidade quando comparado a um chip internacional tradicional, é, na verdade, muito mais do que uma simples substituição.
O eSIM, ou “Embedded SIM” (SIM Embutido), é uma versão digital do cartão SIM tradicional, que já vem incorporado no hardware de um dispositivo. Ao contrário do SIM card físico, que você pode remover e substituir sempre que desejar, o eSIM é soldado diretamente na placa-mãe do dispositivo, o que o torna não removível.
O primeiro cartão SIM físico começou a ser usado em 1991 e, nesta época, era muito maior do que um cartão nano-SIM (a terceira geração do SIM Card).
Os primeiros cartões SIM de 1991 eram do tamanho de um cartão de crédito, mas foram sendo diminuídos ao longo dos anos para atender às necessidades de dispositivos móveis cada vez menores e mais compactos. Em ordem decrescente, ficam: mini-SIM, micro-SIM, nano-SIM e eSIM.
Benefícios do eSIM internacional em viagens
E, afinal, quais são os benefícios relacionados ao uso de um eSIM internacional em uma viagem a outro país? Que ele é digital você já sabe. Mas, o que mais?
Mais segurança
Como o eSIM é embutido no dispositivo e não pode ser removido fisicamente, ele oferece uma maior segurança contra perdas e roubos durante a sua viagem internacional. Caso uma perda ou roubo eventualmente venha a acontecer, o seu aparelho permanece conectado à internet, o que facilita a localização e recuperação do dispositivo.
Perder um cartão SIM físico ao trocar de operadora ou sofrer com furtos do cartão, que poderiam levar ao uso indevido de seus dados e serviços, continuam sendo riscos que você toma ao usar um chip internacional (físico).
Priorize a sua segurança!
Processo 100% virtual
A ativação de um eSIM é feita inteiramente por meio de configurações de software, o que significa que você pode escolher e mudar de operadora sem precisar adquirir um SIM físico.
Isso pode ser feito antes da sua viagem ou mesmo já no destino, bastando apenas uma conexão à internet para realizar essa mudança.
Na America Chip, por exemplo, um QR Code é enviado ao seu e-mail 24 horas antes da data de ativação previamente escolhida por você na hora da compra do seu eSIM internacional.
Praticidade
Não precisar buscar lojas físicas para adquirir um SIM card local é um grande benefício oferecido pelo eSIM, principalmente em viagens mais curtas, onde cada momento conta, ou em viagens com variados destinos (como uma EuroTrip, por exemplo).
E, caso você tenha deixado para comprar o seu chip internacional em cima da hora ou poucos dias antes da sua viagem e ele não vá chegar a tempo, a solução segue sendo a mesma: eSIM! Comprou, chegou.
Alta qualidade de internet
Os planos de eSIM são oferecidos por grandes operadoras que garantem uma boa cobertura e velocidade de internet durante toda a sua viagem. Isso faz toda a diferença para viajantes que dependem de uma conexão estável para navegação, chamadas ou trabalho.
Reserve uma mesa no seu restaurante preferido, compre ingressos para uma atração turística ou apresentação, agende um passeio turístico, acesse apps de mapas em tempo real e participe de vídeo chamadas corporativas sem depender de Wi-Fis públicos – tudo isso de onde você estiver.
Sem troca de cartões SIM
Quando trocas frequentes acontecem, tanto o seu dispositivo quanto o cartão SIM estão sujeitos a danos – um problema que, infelizmente, é mais comum do que viajantes que visitam mais de um país gostariam que fosse.
Com o eSIM, nenhuma troca física é necessária em momento algum. Mais praticidade, segurança e sustentabilidade!
Como adquirir e ativar um eSIM Internacional
Que adquirir e ativar um eSIM internacional exige poucos cliques, você já sabe. Mas, afinal, que cliques são esses?
Compre online e de onde estiver
Comece, antes de mais nada, verificando se o seu dispositivo é compatível com eSIM (ao final deste artigo, você aprenderá a fazer essa verificação em apenas alguns segundos). A maioria dos smartphones modernos e alguns tablets e smartwatches suportam essa tecnologia – mas, infelizmente, não são todos.
Pesquise provedores de eSIM que ofereçam planos internacionais. Muitas operadoras de telefonia móvel e empresas especializadas em viagens, como a America Chip, por exemplo, agora oferecem eSIMs que podem ser usados em vários países diferentes.
Compare os planos disponíveis para encontrar um que atenda às suas necessidades de viagem, sempre levando em conta fatores como cobertura, dados oferecidos, e, claro, preço.
A compra pode ser feita diretamente no site do provedor de serviços de eSIM. Basta fornecer alguns detalhes básicos, escolher o plano de dados desejado e, feito!
Passo a passo para ativação
Após a compra, você receberá um QR Code ou um código de ativação por e-mail. Para ativar o seu eSIM:
- Vá até as configurações do seu dispositivo;
- Procure uma opção relacionada a “Celular” ou “Dados móveis”;
- Selecione “Adicionar plano celular” (ou uma opção similar);
- Use a câmera do seu celular para escanear o QR Code ou digite manualmente o código de ativação fornecido.
Depois de adicionar o eSIM ao seu dispositivo, você poderá gerenciar as configurações do seu plano e definir o eSIM como seu plano de dados principal ou secundário, por exemplo.
Compatibilidade de Dispositivos com o eSIM Internacional
Saber se o seu dispositivo entra na lista dos compatíveis com eSIM é importantíssimo, já que, sem compatibilidade, não há eSIM.
Muitos dos smartphones mais recentes de fabricantes populares como Apple, Samsung, Google e Motorola suportam eSIM. Mas, lembrando: não são todos!
- Apple iPhone: A partir do iPhone XS, todos os modelos subsequentes suportam eSIM.
- Samsung Galaxy: Modelos recentes da série S e Note suportam eSIM, começando com o Galaxy S20.
- Google Pixel: A partir do Pixel 2, todos os modelos subsequentes são compatíveis com eSIM.
- Motorola Razr: Também suporta eSIM em seus modelos mais recentes.
Extras:
- Modelos recentes do Apple iPad Pro, iPad Air e iPad mini;
- Apple Watch (a partir da Series 3 com celular), Samsung Galaxy Watch e Huawei Watch;
- Laptops da linha Microsoft Surface Pro e HP Spectre.
Por fim, para verificar se o seu aparelho é ou não compatível com eSIM, basta acessar o teclado numérico do seu celular (como se você fosse fazer uma ligação) e digitar o código: *#06#.
Se o número EID (Embedded Identification Document) do seu dispositivo ficar visível, ele é compatível!