Apesar de o guaraná ser o mais lembrado, a gastronomia da região conta com outros alimentos e bebidas inesquecíveis.
A Amazônia é uma região conhecida por ter flora e fauna bastante diversas. Muitos alimentos encontrados apenas nessa parte do Brasil chamam a atenção pelo seu sabor e encantam os chefs de cozinha.
Antes era difícil ter acesso aos ingredientes se você não vivesse na Região Norte do país. Agora, com a chegada de lojas especializadas nos sabores do Norte, ficou mais fácil e prático. Assim, você pode incluir na sua cozinha itens que vão desde o jambu até o açaí natural e o tucumã.
Então, seja você um renomado chef ou alguém que deseja se aventurar em casa com sabores diferentes, confira o que não pode faltar na sua cozinha.
Piracuí
Trata-se de uma farinha feita a partir de um peixe de água doce conhecido como acari. O primeiro passo para obtê-la é o cozimento, em seguida, o peixe é desfiado e colocado em tachos de barro para secar.
A última etapa envolve peneirar para finalmente obter a farinha. Esse ingrediente é bastante usado no preparo de sopas, bolinhos e até mesmo tortas.
Cupuaçu
Um fruto típico da região com sabor e aroma bastante marcantes. É muito comum nos pratos doces, principalmente em sobremesas, encantando os paladares de crianças e adultos.
Quem quiser se arriscar nos preparos pode fazer balas, doces, pudins ou se permitir conhecer a mousse de cupuaçu, uma das sobremesas amazônicas mais pedidas.
Guaraná
Esse ingrediente não é uma novidade, afinal, todo brasileiro já ouviu falar do guaraná da Amazônia e conhece seu sabor. Trata-se de um fruto pequeno de casca vermelha e polpa branca.
Ainda assim, seu consumo não acontece com o fruto dessa forma. É preciso esperar secar para obter um pó que será o ingrediente principal de sucos e vitaminas. Vale lembrar que é rico em cafeína, então funciona como um energético natural.
Açaí
Consumido congelado e misturado com outras frutas ou um pouco de água, o açaí se torna um substituto natural e mais saudável aos sorvetes. Rico em vitaminas C e E, ajuda o intestino a funcionar melhor, diminui o colesterol ruim e dá energia.
Além de consumir como se fosse um sorvete, você também pode preparar smoothies, vitaminas e dar um sabor frutado para pratos salgados ao trazê-lo para molhos e marinadas.
Jambu
Na culinária são utilizadas a folha e a flor de jambu e ambas são conhecidas por causar uma sensação de formigamento na língua. O caldo de tacacá é o principal prato do Norte que inclui o jambu entre seus ingredientes.
Outra forma de consumo envolve refogar as folhas em azeite, mas, se preferir, você também pode comê-las em uma salada fresca. Além disso, existe também a famosa cachaça de jambu, que promete a mesma sensação do tacacá ao ser consumida.
Tucumã
Fruto que dá em cachos e vem do tucumanzeiro, sua polpa é importante para a culinária da região, porém não é abundante, já que a semente é grande. É rico em vitamina C e A, por isso protege a saúde dos olhos, melhora o sistema imunológico e ainda combate o colesterol ruim.
Como é uma fruta sazonal, a melhor época para consumo é o verão. Além de ser parte dos preparos doces, como bolos, geleias e sorvetes, pode aparecer em tapiocas, risotos e ensopados.
Tucupi
Extraído da mandioca amarga, é um líquido forte e amarelo muito utilizado na culinária amazônica. Essa variedade de mandioca não pode ser consumida de outra forma, já que contém ácido cianídrico.
Para produzir o tucupi, a mandioca é ralada e espremida, deixando o caldo resultante descansar. Como ainda é venenoso, o caldo precisa ser cozido por 3 a 5 dias para só então estar pronto para consumo como um molho culinário.