Os Estados Unidos são um grande polo de oportunidades de empreendedorismo, atraindo imigrantes e estudantes de negócios de todo o mundo. Para as mulheres, essas chances estão ainda mais claras atualmente, e é por isso que o número de brasileiras empreendendo nos EUA tem crescido.
Você, mulher empreendedora, com certeza pensa frequentemente em maneiras de aumentar os seus lucros e ter mais sucesso no ramo de atuação, não é mesmo? Todo empreendedor passa por esse momento de busca, e a sua chance de ascensão profissional pode estar nos Estados Unidos!
Esse país é um prato cheio para quem busca oportunidades, e por esse motivo há muitas brasileiras empreendendo nos EUA. Quer ser uma delas? Então, venha e descubra, tudo sobre o empreendedorismo feminino na localidade em questão!
Oportunidades de Empreendedorismo nos EUA para Brasileiras
O ramo do empreendedorismo é muito forte nos EUA, sendo bastante diverso e repleto de possibilidades. Isso faz com que empreendedores dos mais variados setores enxerguem os Estados Unidos como uma fonte não apenas de lucro, mas também de aprendizado, já que é possível aprender estratégias, metodologias e inovações ao observar o mercado empreendedor de lá.
Desse modo, se está querendo ampliar os seus horizontes ou procurando alternativas mais lucrativas de investimento, confira as principais oportunidades de empreendedorismo para brasileiras nos EUA e embarque nessa viagem internacional!
Beleza e estética
Assim como no Brasil e em todo o resto do mundo, a área da beleza e da estética é muito promissora nos Estados Unidos. Há várias brasileiras empreendendo nos EUA nesse ramo e de maneiras bem diversificadas.
Além de administrar o próprio negócio, essas mulheres atuam como manicures, depiladoras, cabeleireiras, esteticistas corporais/faciais, designers de sobrancelhas, maquiadoras, massagistas e muito mais.
Assim, você só precisa escolher o nicho que mais te apetece e traçar uma trilha de sucesso nele!
Gastronomia
Que a comida brasileira está entre as melhores do mundo, todo mundo sabe, né? E ela pode ser usada como ferramenta para o empreendedorismo. Grande parte das brasileiras empreendendo nos EUA atuam no setor de gastronomia, apostando na deliciosa comida típica brasileira ou, até mesmo, em outros pratos.
Você pode vender brigadeiros, abrir um restaurante ou um buffet, desenvolver refeições gourmet e usar a sua criatividade para se destacar entre os concorrentes!
Educação
A educação é uma área bastante desenvolvida nos Estados Unidos, não é à toa que o país possui mais de 150 universidades no ranking das melhores do mundo. Dessa forma, é possível empreender no ramo educacional por lá, bastando associar as suas habilidades de administração e ensino.
Se tem afinidade com a educação e quer empreender nos EUA, você pode criar cursos de idiomas, vender materiais didáticos, dar aulas particulares, corrigir/revisar trabalhos… as suas opções são infinitas!
Serviços domésticos
Um tipo de serviço bastante desvalorizado no Brasil, mas que pode se tornar um ótimo método de empreendimento no exterior. Sem dúvidas, esse é um setor bastante explorado pelas brasileiras que estão empreendendo nos EUA.
Limpar casas, cozinhar e cuidar de jardins são algumas das várias possibilidades de atuação nessa área, e todas elas podem te render bons lucros em dólares e sucesso profissional!
Entenda como os EUA favorecem o empreendedorismo feminino
Ao se falar do aumento de brasileiras empreendendo nos EUA, é comum se perguntar o porquê desse crescimento, não é mesmo? E, para entender isso, é preciso analisar a maneira como os Estados Unidos favorecem o empreendedorismo feminino.
O país é uma grande potência econômica e empreendedora, o que, por si só, já é extremamente benéfico para as mulheres que desejam investir em um negócio próprio. Segundo o ranking “Doing Business”, feito pelo Banco Mundial, os EUA estão entre as seis nações mais favoráveis para se abrir e manter negócios.
Fora isso, essa localidade é a melhor para as mulheres que desejam abrir o seu próprio investimento, de acordo com o Índice de Mulheres Empreendedoras da Mastercard. Esse título se deve ao fato de que os EUA entendem que um mercado mais diverso é muito positivo para o avanço dos negócios e facilitam o acesso aos recursos empresariais aos empreendedores de modo geral.
Desafios e Barreiras para brasileira empreendendo nos EUA
Apesar de estarem em um ambiente mais favorável para o desenvolvimento do negócio próprio, as brasileiras que empreendem nos Estados Unidos também enfrentam muitos desafios. Veja quais são os principais entre eles:
Questões Legais e Burocráticas
As questões legais para estrangeiros que querem morar e empreender nos Estados Unidos não são nada simples. Elas são bastante burocráticas e envolvem uma série de documentações, a começar pelo próprio visto americano.
Mas, vale lembrar que, se você quer ir a esse país para empreender, esse processo é extremamente necessário. Não se arrisque como um imigrante ilegal, pois isso coloca a sua segurança em risco e pode resultar em deportação!
Barreiras Culturais e Linguísticas
A cultura e o idioma dos estadunidenses são completamente diferentes dos que estamos acostumados aqui no Brasil. Por essa razão, esses atributos acabam sendo grandes barreiras para as mulheres que querem empreender por lá, uma vez que precisam aprender a falar e compreender o inglês e, ainda, habituar-se aos costumes norte-americanos.
Saiba como começar a empreender nos EUA
Antes de se mudar do Brasil e aumentar, ainda mais, o número de brasileiras empreendendo nos EUA, você precisa saber como dar o “pontapé inicial” para o seu próprio negócio em solo norte-americano.
Primeiros passos
Não basta apenas comprar uma passagem rumo aos EUA e achar que tudo será mil maravilhas, né? Então, confira os primeiros passos para empreender nos EUA:
- Tirar passaporte e visto americano;
- Comprar um chip internacional ou eSIM internacional, para chegar ao destino conectado;
- Escolher o estado norte-americano em que irá abrir a sua empresa;
- Determinar o ramo e o tipo de empresa que deseja abrir;
- Indicar um agente registrado;
- Selecionar o nome da sua empresa;
- Cadastrar o nome e o endereço do seu negócio;
- Registrar a sua empresa e solicitar a abertura do Federal Employer Number (EIN);
- Abrir uma conta em um banco estadunidense.