Para ter uma casa inteligente, primeiro é importante entender se vale a pena
Atualmente, os eletrodomésticos inteligentes estão conseguindo conquistar seu espaço nas famílias do mundo todo. Isso mostra que a tecnologia já conseguiu “invadir” nossas casas, de uma forma boa, trazendo mais conectividade, eficiência e muitas facilidades.
Há poucos anos, conseguir controlar uma geladeira, fogão ou qualquer outro eletrodoméstico remotamente, ou através dos assistentes de voz, era algo impensável, não é mesmo? Isso mostra que a cada ano, as tecnologias estão se superando, deixando as opções do passado para trás.
Logo, quem está em busca de aproveitar o dia especial de descontos imperdíveis para trocar alguns eletrodomésticos e aumentar a conectividade, saiba que a geladeira na black friday é uma boa aquisição. Com ela, será possível caminhar rumo a uma casa mais eficiente.
Mas antes de comprar qualquer produto, certamente é importante avaliar as condições. Por isso, no decorrer deste artigo, será possível entender profundamente sobre o assunto, vendo os benefícios que os eletrodomésticos inteligentes podem oferecer.
Facilidades para o dia a dia
Imagine conseguir receber notificações no celular avisando que o filtro da sua geladeira precisa ser trocado ou que sua máquina de lavar terminou o ciclo. Ou melhor, ainda, ajustar a temperatura do forno ou da geladeira à distância, apenas com alguns toques. Essas são algumas das facilidades que os eletrodomésticos inteligentes oferecem.
Esses aparelhos podem ser controlados por aplicativos, o que significa que o usuário pode monitorar e ajustar suas funções de praticamente qualquer lugar. Além disso, muitos desses aparelhos são equipados com sensores inteligentes que otimizam o uso de energia.
Por exemplo, uma geladeira pode ajustar automaticamente sua temperatura com base no clima ou no horário do dia, o que pode ajudar a reduzir o consumo de energia e, claro, a conta de luz.
Controle de energia e sustentabilidade
Outro benefício que merece destaque é o controle de energia. Muitos desses aparelhos vêm equipados com sensores que ajudam a ajustar o consumo de acordo com a necessidade real. Isso não só reduz o desperdício de energia, mas também pode oferecer um alívio mensal nas contas de energia elétrica, trazendo ainda mais benefício para o consumidor.
Desvantagens
Ao apenas olhar para os benefícios desses eletrodomésticos, é possível ver que tudo é muito bonito e “perfeito”, porém existem algumas desvantagens que devem ser consideradas. Um dos principais obstáculos na hora de investir nos aparelhos inteligentes é o preço. Por terem mais tecnologias, eles são mais caros do que os modelos convencionais.
A tecnologia adiciona um custo que, às vezes, pode não se mostrar “benéfico” para todos os tipos de usuários. Por isso, é importante colocar tudo na balança. Muitas pessoas podem achar que controlar os aparelhos remotamente ou tê-los conectados à internet, pode não ser tão benéfico a ponto de justificar seus preços elevados.
Claro, eles sabem que isso não significa que a tecnologia presente nessas opções não seja útil, mas, sim, que o custo-benefício pode não ser tão evidente. No entanto, para quem está decidido a entrar no mundo dos eletrodomésticos inteligentes, vale a pena ficar de olho nas promoções e nos períodos de ofertas, como a Black Friday.
Vale o investimento?
A partir do que foi apresentado, o questionamento a ser feito é: vale a pena investir? A resposta depende do quanto cada um valoriza a conveniência, a automação e a eficiência energética. Para quem quer ter a casa inteligente, conseguindo controlar cada canto dela por comandos de voz ou remotamente, além de colher os benefícios que esses eletrodomésticos trazem, vale, sim, o investimento.
Já em outros casos, é importante avaliar bem. Às vezes, apenas a economia de energia a longo prazo, que se reverterá em lucros futuros, pode não ser o que o consumidor busca naquele momento.