Localização, segurança, infraestrutura e as necessidades da família devem ser colocadas na balança antes da compra de um imóvel
A decisão de mudar de casa pode acontecer por diferentes motivos, desde uma mudança de trabalho até a decisão de se afastar um pouco da agitação da cidade.
Os apaixonados por regiões de praia vão procurar um apartamento quadra mar em Balneário Camboriú. Por outro lado, quem prefere ficar longe do mar talvez opte por viver no interior.
Independentemente de qual seja sua escolha, é preciso considerar alguns fatores antes de comprar ou alugar, com o intuito de garantir a qualidade de vida de todos os moradores da casa. Confira o que você deve analisar antes de fechar o contrato com a imobiliária.
Analise seu limite financeiro
Antes de pesquisar por casas e apartamentos que podem te interessar, é válido definir o máximo que você pode gastar. Dessa forma, você chega à imobiliária já sabendo o que quer e o teto máximo de gastos.
Inclua nesse limite a possibilidade de reformas e a documentação envolvida na compra de um imóvel. É válido até definir um valor um pouco mais baixo, de forma que suas finanças continuem em ordem e você não saia no prejuízo.
Observe a localização do imóvel
Onde o imóvel escolhido se encontra? É um bairro mais conhecido e movimentado ou uma região ainda em desenvolvimento? Ambas as opções podem ser interessantes, porém, de acordo com suas necessidades, podem não entregar o nível de qualidade de vida esperado.
Uma região em desenvolvimento pode valorizar depois, mas, inicialmente, para quem não possui veículo próprio, pode trazer problemas na questão de mobilidade e acesso aos serviços de mercado e escolas. Agora, se for um local bastante conhecido, talvez seja bem movimentado e não entregue tanta tranquilidade.
Entenda as necessidades da sua família
Cada família tem necessidades diferentes, então você precisa analisar o que é interessante para todos antes de ir atrás de um novo imóvel. Você tem filhos pequenos? Creche, pré-escola e escolas municipais são importantes ter por perto. Seus filhos já são adultos? Faculdades nas proximidades podem ser mais úteis.
Também considere o número de moradores da casa. Filhos maiores talvez se sintam mais à vontade em quartos individuais, enquanto famílias com pessoas idosas precisam de bastante mobilidade e acessibilidade no imóvel.
Avalia a segurança da região
Antes de se mudar, é indicado conhecer o índice de criminalidade da região. Para isso, uma pesquisa rápida na internet já ajuda a descobrir mais sobre o bairro ou a cidade. Outra dica válida é visitar a região em diferentes horários para entender o movimento.
Já fez uma visita àquela casa ou apartamento e se interessou? Dedique um tempo para conversar com vizinhos e pessoas que moram há mais tempo por ali. Tire dúvidas e pergunte sobre assaltos e até em relação à movimentação da rua ao longo do dia.
Considere a infraestrutura
Para ter boa qualidade de vida, é preciso que a região onde o imóvel se encontra ofereça uma boa infraestrutura. O indicado é ter mercados, farmácias, postos de saúde, hospitais, bancos e até escolas por perto.
Assim, se você necessitar de algum desses serviços, não precisará deixar o bairro e pode resolver tudo perto de casa.
Opte por ficar perto da natureza
Ficar perto da natureza não significa viver no interior ou longe da cidade grande, mas garante uma vida mais leve e tranquila. Ao procurar por um novo lar, opte por regiões com praças e parques por perto, assim você pode caminhar ou passear com os filhos e os pets diariamente.
Sua saúde também agradece essa escolha, já que você tende a se sentir mais disposto para se exercitar e observa até mesmo melhora no humor.