A técnica permite uma leitura mais ágil sem perder a eficiência.
Você já ouviu falar na técnica da leitura dinâmica? O assunto é discutido constantemente nas redes sociais e tem dividido opiniões dentro da comunidade literária. Antes de escolher um lado, é essencial entender do que se trata a técnica e quando de fato é válido aplicá-la.
Para muitos leitores, ler mais rápido é um sonho. Dessa forma, seria possível ler a lista de livros comprados na última promoção com os melhores cupons ou todos os best-sellers do ano. A leitura dinâmica se apresenta como uma opção para tornar esse sonho cada vez mais real quando usada de forma adequada.
Afinal, o que é leitura dinâmica?
A leitura dinâmica nada mais é do que uma técnica para ler e processar informações de forma mais rápida no dia a dia sem perder a eficiência. Com ela, é possível ler mais palavras em menos tempo em relação às outras pessoas.
Para isso, não existe regra. Podem ser adotadas diferentes técnicas ou uma combinação delas. Quem vai estabelecer isso é o próprio leitor de acordo com a sua capacidade de adaptação e com o sucesso de cada técnica testada durante os seus momentos de leitura.
A técnica mais comum inclui movimentos específicos com os olhos, que fazem apenas uma espécie de “varredura”, diminuindo o tempo de leitura de cada página. Outra técnica popular é não dizer as palavras (em voz alta ou na própria mente) enquanto se lê.
Quais são os benefícios da técnica?
Após conhecer a técnica, muitas pessoas se perguntam por que usá-la. Afinal, o momento da leitura se torna um hobby e um verdadeiro prazer na vida adulta. Apesar disso, a principal motivação da adoção da leitura dinâmica são os seus benefícios.
Aumento na absorção de informações
Um dos objetivos da leitura é entender e absorver aquelas informações que foram escritas, independentemente do tipo de texto. Quando se pensa em um contexto profissional ou acadêmico, essa necessidade se torna ainda maior. Com base nas informações textuais, é possível aprender novos conceitos e práticas importantes para uma prova ou um novo passo na carreira.
Nesse sentido, a leitura dinâmica oferece um aumento na absorção das informações, uma vez que elas podem ser lidas mais rápido sem perda de qualidade. Isso possibilita que você aprenda mais em menos tempo.
Melhoria na produtividade
Ainda pensando no tempo, a leitura dinâmica oferece a melhoria na produtividade como um dos seus principais benefícios. Isso porque, mantendo o mesmo tempo de leitura diário, você consegue ler mais livros ou textos.
Isso significa que você não precisa abrir mão de outras atividades do dia a dia para aumentar a carga de leitura. Com o mesmo tempo, você consegue acessar mais informações ou pode abrir mais espaço do dia para tarefas prioritárias.
Maior compreensão geral
Já deu para entender que a leitura dinâmica permite que você leia mais rápido, reduzindo o tempo dedicado a compreender a informação de um texto ou livro. Mas, na prática, esse benefício não se restringe apenas à compreensão daquele texto único.
Aplicando a técnica de leitura, você pode melhorar seus níveis de memorização graças ao foco em uma compreensão mais global. Também é possível aumentar o vocabulário através da rápida identificação das palavras e da possibilidade de aumentar a quantidade de leitura no dia a dia.
Quando usar a leitura dinâmica?
Há quem defenda que a leitura dinâmica deve ser feita apenas em contextos profissionais e acadêmicos. Isso porque, nesses casos, o foco é apenas absorver o máximo de informação possível no menor espaço de tempo. Entretanto, ao ler ficção, por exemplo, esse não é o principal objetivo.
A verdade é que, apesar das opiniões contrárias, não existe uma regra. Você pode praticar a leitura dinâmica em diferentes contextos e entender que isso não prejudica a literatura como hobby. A dica é testar a técnica e entender o que funciona melhor para você.