Na hora de viajar, é essencial ter acesso à internet para resolver problemas ou lidar com imprevistos de forma mais rápida

Você conseguiu tirar férias, guardou dinheiro e organizou uma viagem. Passagem comprada, hospedagem escolhida, passeios definidos e um entusiasmo enorme para conhecer um novo lugar e cultura. 

Depois, escolheu o melhor seguro viagem para garantir segurança e conforto. Entretanto, um detalhe que pode passar despercebido é o uso da internet. Especialmente quando a viagem é internacional, é preciso se preparar para acessar a internet e otimizar esse uso. Confira dicas para relaxar despreocupado.

Planos de dados

Pode ser importante incrementar o seu pacote de dados de internet, já que você pode precisar dela em uma área com infraestrutura mais restrita quanto a isso.

Por isso, pesquise planos de dados junto à sua operadora que tenha duração determinada (a mesma que a viagem), caso exista essa possibilidade. 

Se for para outro país, busque planos internacionais para não ficar incomunicável. É preciso ficar atento às taxas de roaming cobradas pelas operadoras que atuam no Brasil, o que não costuma ser barato. 

Pesquise também a possibilidade de comprar SIM Cards no seu destino, o que acaba sendo uma opção fácil e barata. O mais comum é haver duas opções de cartões SIM: tarifário pré-pago internacional ou local. A primeira opção compensa quando a viagem ocorre em diferentes países. A desvantagem é que você precisará trocar de cartão cada vez que atravessar a fronteira de um país.

Provedores locais

Ao ficar em um lugar por pelo menos algumas semanas, é interessante pesquisar os provedores de internet locais. 

Um equipamento simples e eficiente para otimizar o acesso à internet em viagem é o Roteador Portátil (MiFi), capaz de conectar diferentes dispositivos a uma única conexão de internet móvel e, assim, oferecer uma rede Wi-Fi privada.

Redes públicas e privadas 

Vale apostar em redes WiFi públicas, disponíveis muitas vezes em parques, bibliotecas e instituições públicas. Para acessar redes de internet abertas, é recomendado ter um bom antivírus e VPN no seu aparelho e verificar se houve algum vazamento dos seus dados pessoais após acessar a rede. Além de garantir maior proteção de dados, a tecnologia VPN garante mais qualidade e velocidade na conexão.

Também vale apostar em Wi-Fi de instituições privadas, como hotéis, shoppings, aeroportos, cafés e restaurantes. Vale priorizar aquelas que exigem alguma senha para serem acessadas, já que isso dificulta a ocorrência de fraudes virtuais.

Dicas adicionais 

Depois de escolher qual será a sua estratégia para acessar internet durante uma viagem, vale adotar algumas estratégias para usar o serviço de forma mais eficiente.

Por exemplo, revise os aplicativos instalados no seu celular e configure-os para não enviar notificações diariamente, pois isso consome o pacote de dados. Isso vale especialmente para apps de redes sociais, que consomem internet constantemente para se manter atualizados.

Outra dica simples e eficiente é realizar limpezas no cache do navegador regularmente. Como ele salva arquivos temporários para melhorar o carregamento de sites já acessados antes, através de históricos, cookies, entre outros exemplos, isso acaba consumindo dados. 

Realizar essa limpeza faz com que a conexão se torne mais rápida e impede que tais arquivos, mesmo sendo temporários, se acumulem e prejudiquem o acesso à  rede.

Otimizar o acesso à internet é uma estratégia fundamental ao viajar, já que isso ajuda a conseguir informações, resolver problemas e lidar com imprevistos de forma mais ágil, além de ser o meio pelo qual você mantém contato com as pessoas que ama, mesmo à distância. Existem várias opções de acesso, por isso analise a que melhor atende às suas necessidades.

Share.
Exit mobile version