Domine a arte de cozinhar e congelar e garanta refeições deliciosas para qualquer momento

Para facilitar o dia a dia corrido, a ideia de cozinhar e congelar refeições se tornou prática. No domingo, a pessoa dedica algumas horas em frente ao fogão, prepara os alimentos para a semana toda e depois congela em porções ideais para o almoço e jantar.

Apesar disso, esse processo exige cautela e você precisa saber quanto tempo cada porção pode ficar no freezer, para não ingerir um alimento estragado ou que perdeu suas propriedades. 

Será que existe alguma mudança no processo de cozimento? Quanto tempo esperar antes de levar tudo para congelar? Confira as dicas!

Monte um cardápio variado

O cardápio deve conter de tudo, proteínas, vitaminas, seguir aquela linha aconselhada pelos nutricionistas: prato colorido. Além disso, para não enjoar da marmita, é interessante cozinhar itens diferentes para cada dia da semana.

Por exemplo, a marmita de segunda pode conter feijão, arroz, macarrão, carne moída e uma salada de acompanhamento. A de terça pode trazer purê de batata, peito de frango grelhado, vagem e palmito. Em outro dia, você pode apostar em uma sopa ou caldo e assim vai.

Entenda o que não pode ser congelado

Apesar da praticidade de congelar, nem todos os itens podem passar pelo processo, podendo estragar. Alguns exemplos incluem: macarrão, batata cozida (só em forma de purê ou escondidinho pode ser congelada), frituras, pudins à base de amido, ovos cozidos e maionese.

Nesse caso, você pode preparar os itens na véspera e incluir em uma marmita à parte, para misturar com o que congelou na hora de almoçar ou jantar.

Congele saladas em saquinhos

Vegetais e frutas podem ser congelados, mas devem ser guardados na parte mais próxima da porta do freezer e sempre dentro de saquinhos. O ideal é já deixar uma porção de salada pronta, como a mistura de couve cozida picada, cenoura, abobrinha e abacaxi.

As únicas folhas que não podem ir nesse saquinho são a alface, a rúcula e o agrião, normalmente consumidos crus. Gosta dessas saladas? Deixe uma porção preparada na noite anterior, mas na geladeira, e leve em um recipiente separado.

Opte por potes menores

Por mais que todos os moradores da casa pretendam levar a marmita, prefira guardar o preparo em potes menores, ideais para uma porção. Além de ocupar menos espaço na geladeira, fica mais fácil para servir.

Quem se interessar pela marmita pode apenas pegar o pote, conferir a etiqueta e já separar para levar ao trabalho ou à escola.

Prefira recipientes de vidro ou plástico PP

Os potes plásticos são práticos no processo de congelar e aproveitar o espaço do freezer, no entanto, nem todos são recomendados para isso. Se possível, opte sempre por recipientes de vidro, que não eliminam toxinas no alimento.

Comprou um pote plástico? Veja se ele possui o símbolo “PP”, que indica plástico polipropileno. Eles são mais resistentes e não contaminam a refeição com toxinas próprias do material plástico.

Espere a comida ficar na temperatura ambiente para congelar

Você pode cozinhar o alimento normalmente, como faria se consumisse logo em seguida. Use seus temperos preferidos e preste apenas atenção às porções, que devem atender a demanda da semana.

Antes de congelar, acomode as marmitas em seus devidos potes e deixe que o alimento fique na temperatura ambiente. Tampe bem, tirando o ar do recipiente, e leve para o congelador. Não se esqueça de etiquetar a marmita especificando o que tem ali e a data do cozimento.

Congele apenas carnes cozidas, assadas ou grelhadas

Quer incluir carnes na sua marmita congelada? Essa opção está liberada, desde que o preparo tenha sido cozido, assado ou grelhado. Se a carne estiver frita, ela deve ser consumida na hora, não podendo ir para o freezer.

Carne moída, picadinho, assados de frango ou de porco e peito de frango grelhado são alguns exemplos do que pode ir para o congelador após preparado.

Preste atenção à validade da marmita

Marmita caseira tem validade, até porque, diferente daquelas compradas prontas no mercado, você não usa conservantes. Após o preparo é indispensável etiquetar cada pote, colocando a data do preparo.

A média de duração é de 5 dias, então, se você pretende voltar ao fogão apenas no final de semana, prepare as marmitas no domingo à noite.

Share.
Exit mobile version