Aprenda algumas estratégias para reduzir o ritmo e cuidar da sua saúde mental.
Assim como o nome sugere, o autocuidado significa cuidar de si e envolve várias ações que a pessoa pode incluir na rotina para gerenciar melhor o estresse e fortalecer a saúde mental e emocional.
Ajustes na rotina, atividades físicas, dormir bem, ter seus hobbies e uma rotina de cuidado facial e corporal, com o uso de produtos que fazem bem, como o body mist, são exemplos de práticas de cuidado pessoal que fazem toda a diferença, apesar de serem simples.
Se você não sabe por onde começar, mas quer melhorar o seu estilo de vida e ter mais bem-estar e qualidade de vida, continue a leitura para começar a praticar o autocuidado ainda hoje. Boa leitura!
Meditação
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a meditação como uma prática que ajuda a evitar doenças, melhora a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar.
A meditação auxilia na redução da ansiedade, melhora a produtividade, e, inclusive, muitos já gostam de começar os primeiros momentos do dia meditando. Além disso, ela é uma prática acessível que pode ser feita por todos. Para isso, você pode começar seguindo os passos a seguir:
- encontre um lugar calmo: o silêncio melhora a concentração e, por isso, melhora o rendimento na meditação;
- fique em uma postura confortável: pode ser sentado em uma cadeira, no chão, sofá, na cama, onde você encontrar seu momento de paz;
- leve o foco para a respiração: a respiração ajuda a acalmar, pois promove a oxigenação do corpo;
- deixe o pensamento fluir: se surgirem pensamentos, deixe-os fluir e apenas observe sem se envolver com eles. Com o tempo, eles vão diminuindo.
Exercícios físicos
Exercícios físicos trazem maior sensação de bem-estar para o dia a dia, pois liberam o hormônio do bem-estar — a endorfina, que traz alegria, diminui o mau humor e ajuda o corpo a controlar as respostas ao estresse. Por isso, você se sente tão bem depois de fazer uma atividade física.
Além disso, seu corpo fica mais resistente e consegue se recuperar mais rapidamente de problemas de saúde, melhora a autoestima, ajuda a queimar as gorduras e acelera o metabolismo.
Rotina de autocuidado
Muitos pensam que a rotina de autocuidado envolve apenas fazer skincare, mas ela vai além. Isso porque somos seres complexos e precisamos de cuidados que vão além da nossa pele, como:
- seja grato: você pode terminar ou iniciar o dia listando as coisas pelas quais você é grato em um caderninho. Esse ritual pode te ajudar a ser mais presente e positivo;
- cuide da sua alimentação: fazer refeições balanceadas, comendo frutas, verduras, proteínas, carnes e grãos vai te ajudar a se sentir melhor;
- beba água ao começar o dia: nosso corpo precisa de água para funcionar e começar o dia com um copo de água para repor o que foi perdido à noite é a melhor opção;
- tenha uma boa noite de sono: o sono é importante para restaurar o corpo e pode influenciar na nossa saúde mental. O ideal é dormir pelo menos 8 horas por noite.
Hobbies
Ter um hobby pode melhorar os sintomas depressivos e aumentar a satisfação com a vida, proporcionando senso de pertencimento, diminuindo o isolamento social. Além disso, estimula a criatividade, a cognição e o corpo e pode reduzir o estresse e melhorar o humor.
Tempo ao ar livre
Inclua na sua rotina atividades que te coloquem em contato com a natureza, isso é uma forma de recarregar as energias e cultivar a sensação de bem-estar. As atividades ao ar livre também nos deixam mais calmos e liberam neurotransmissores como serotonina e endorfina. Você poderá tentar:
- fazer caminhadas na natureza;
- brincar ao ar livre com as crianças;
- tomar um banho de rio, lagoa ou mar;
- fazer uma fogueira para contar histórias e músicas.