Aprender mais sobre a blockchain Ethereum é o primeiro passo para iniciar bem no mundo dos negócios de criptomoedas.

Inicialmente proposto em 2013 pelo programador Vitalik Buterin e lançado em 2015 como uma plataforma de código aberto para criar contratos inteligentes e aplicações descentralizadas (DApps), a blockchain Ethereum chegou apenas para atender um objetivo principal, permitir que os desenvolvedores criassem contratos inteligentes e aplicativos descentralizados sem a necessidade de terceiros ou intermediários.

Mas, como podemos ver, ela conseguiu se superar, vindo a ter agora, em 2024, uma história incrível que remonta ao Bitcoin, a primeira criptomoeda e blockchain descentralizada que surgiu. Atualmente, muitas outras moedas chegaram no mundo, como a Uniswap (UNI), a Solana e a The Graph, que neste ano se mostraram promissoras e dignas de investimento.

Aprendendo mais sobre a blockchain Ethereum

Enquanto o Bitcoin foi criado para ser uma moeda digital peer-to-peer, o Ethereum (ETH) expandiu esse conceito introduzindo a capacidade de executar contratos inteligentes, ou melhor dizendo, códigos que automaticamente executam ações quando condições predefinidas são atendidas.

A tecnologia subjacente da Ethereum é uma blockchain pública, semelhante à do Bitcoin, mas com algumas capacidades adicionais, o que foi fundamental para torná-la uma das blockchains mais utilizadas do mundo. 

Ao analisar de perto as duas tecnologias, a do Bitcoin e da Ethereum, é possível ver destacada uma grande característica da Ethereum, que é sua máquina virtual que recebeu o nome de (EVM). Essa tecnologia permite que os desenvolvedores executem contratos inteligentes em sua blockchain, levando-nos, então, para o próximo assunto referente ao ETH, que são seus contratos inteligentes.

Contratos inteligentes

Para resumir o que são os contratos inteligentes do ETH, é possível compará-los a programas de computador autoexecutáveis, porém, estes, ao invés de estarem armazenados no HD do seu computador, estão na blockchain Ethereum.  Eles permitem a automação de acordos e transações sem a necessidade de intermediários, garantindo total transparência e segurança. 

E agora que já possui um certo entendimento sobre os contratos, chegou o momento de ser pautado o assunto sobre os Tokens ERC-20.

Tokens ERC-20

Os tokens ERC-20 são ativos digitais criados na blockchain Ethereum que seguem um conjunto de regras padronizadas. Esses tokens são frequentemente usados para representar ativos digitais, como tokens de utilidade, tokens de segurança ou até mesmo outras criptomoedas.

Aplicações descentralizadas (DApps)

As aplicações descentralizadas, conhecidas também como DApps, são, como o nome sugere, aplicativos que funcionam na blockchain Ethereum e não têm um ponto central de controle. Eles são executados em uma rede peer-to-peer descentralizada, garantindo benefícios como segurança, transparência e resistência à censura.

Casos de uso do ETH e seu potencial para o futuro

Não é nenhuma novidade que a Ethereum tem um belo case de sucesso, com casos de uso potenciais, incluindo finanças descentralizadas (DeFi), jogos, identidade digital, votação eletrônica, supply chain e muito mais. O DeFi, em particular, tem sido uma das áreas que apresentou um bom crescimento na Ethereum, com protocolos como UNI, comentado anteriormente, Compound e MakerDAO.

Ao que tudo indica, o futuro da Ethereum é promissor, com várias atualizações planejadas para melhorar a escalabilidade, segurança e eficiência da rede. A transição para o Ethereum 2.0, que inclui a implementação da prova de participação (PoS) e sharding, tem como objetivo resolver os problemas de escalabilidade e tornar a Ethereum mais rápida e eficiente.

Ainda, o fato da comunidade Ethereum ser uma das mais ativas no espaço das criptomoedas ajuda muito nisso. Afinal, milhares de desenvolvedores em todo o mundo contribuem para o ecossistema Ethereum, criando novos projetos e melhorando a rede.

Logo, no atual cenário, a Ethereum continua a ser uma das plataformas mais importantes e influentes no mundo da blockchain e das criptomoedas. Com sua tecnologia avançada, casos de uso variados e uma comunidade dedicada, a Ethereum está bem posicionada para moldar o futuro da tecnologia descentralizada.

Share.
Exit mobile version