Avanço da tecnologia e tendências de estilo contribuem para o aumento da procura pelo serviço

As tatuagens são reconhecidas como uma forma de arte e expressão pessoal. Entretanto, seja por arrependimento ou falta de identificação com a ilustração feita, há pessoas que optam pelo procedimento de remoção, criado graças ao avanço da tecnologia estética. Se no passado esta possibilidade parecia inacessível, hoje ela tornou-se comum.

A possibilidade desperta a curiosidade dos brasileiros. Em 2023, a retirada de tatuagens foi um assunto buscado por mais de 275 mil pessoas no país, de acordo com um estudo da PrePly.

Uma das inovações que tem se destacado é o laser pastelle, indicado para pigmentos mais complexos. De acordo com informações dos fabricantes, o laser fornece energia de alta potência em um pulso duplo, com intervalos curtos, distribuindo a luz em toda a área de tratamento. Esse tipo de tecnologia minimiza a dor e os danos causados na pele após o procedimento.

Estética clean girl favorece a procura por remoção de tatuagem

Outro motivo apontado para o aumento das remoções de tatuagem é a chamada estética clean girl, que tem como foco o apreço por uma beleza natural e minimalista, em que tatuagens grandes e com muitos detalhes acabam não sendo valorizadas. Vídeos publicados nas redes sociais, como TikTok e Instagram, abordam o tema e trazem reflexões sobre o assunto.

A CMO do Grupo Medsystems, Andressa Mundim, acredita que a ascensão da estética clean girl pode estar relacionada com o crescimento das remoções de tatuagens. Isso porque a tendência valoriza uma beleza natural, e as pigmentações na pele não combinam com esse estilo. 

A profissional destaca que o aumento da procura por remoções também está ligado ao arrependimento de escolhas feitas no passado, especialmente entre aqueles que fizeram tatuagens nos anos 1990 ou com idade abaixo de 18 anos. Segundo ela, muitas dessas tatuagens, além de ficarem fora de moda, foram feitas de forma impulsiva ou com técnicas que não resistiram ao tempo, levando ao desejo de removê-las. 

Ainda conforme Andressa, além das tatuagens, também é possível perceber um aumento na remoção de pigmentação em sobrancelhas, tendência que se popularizou na última década. A valorização de uma aparência mais natural faz com que essas pigmentações não se encaixem mais na preferência pessoal e precisem ser removidas com técnicas adequadas.

Como é feita a remoção de tatuagem?

A remoção de tatuagem é feita com o uso de um laser específico. A gerente de suporte clínico da BeautySystems, Leticia Pak, explica que esse tipo de tecnologia se baseia na fototermólise seletiva, em que o alvo é sempre o pigmento. Os pulsos de luz são emitidos e absorvidos pelos pigmentos da tatuagem, que se fragmenta em pequenas partículas, eliminadas pelo próprio sistema imunológico do corpo.

“O processo é complexo e depende de vários fatores, como o tamanho, a cor, a localização, o tipo de tinta e a profundidade da tatuagem. A escolha do tipo de laser a ser utilizado e todos os parâmetros deste laser são fundamentais para o sucesso do tratamento”, reforça.

Ainda de acordo com Letícia, a remoção de tatuagens apresenta restrições. Além dos padrões à aplicação do laser, como doenças de pele ativas, gravidez e sensibilidades da pele, também existem restrições referentes ao fototipo, à idade da tatuagem, à condição da pele no momento da aplicação (queimaduras ou bronzeamento) e à alergia aos pigmentos.  

O procedimento é considerado seguro, mas deve ser realizado por profissionais habilitados. Em alguns casos, no entanto, os desenhos podem não sair por completo, sendo apenas suavizados. 

Por isso, a orientação é que, antes de fazer uma tatuagem, as pessoas pensem com cautela para não terem arrependimentos futuros. Embora a remoção de tatuagens com laser seja uma alternativa segura, ela não deve ser vista como uma “borracha” para ser usada sempre que se cansar de um desenho feito na pele. 

Em entrevista à imprensa, a tatuadora Amanda Carvalho lembra que a remoção com laser não é a única alternativa. Quem se arrependeu da ilustração na pele pode cobri-la com um novo desenho. O trabalho deve ser feito após um estudo para garantir que a nova tattoo case com a que está por baixo e tenha uma estética agradável. 

Share.
Exit mobile version