Se você é professor, provavelmente já ouviu falar sobre todas as maneiras pelas quais a tecnologia pode apoiá-lo na sala de aula. Quer se trate de tablets e quadros inteligentes, ou da Internet e mídias sociais, a tecnologia influencia a sala de aula moderna de muitas maneiras. Mas a maioria dos professores não recebe um manual que mostre como usar e implementar efetivamente esse tipo de tecnologia em sala de aula.

Este é o primeiro de uma série de artigos elaborados para ajudá-lo a entender como a tecnologia pode capacitar você e seus alunos. Exploraremos como as ferramentas digitais podem ajudar professores e alunos a ter sucesso e como você pode usar essa tecnologia de maneira segura e profissional. Aprender como a tecnologia está moldando o mundo da aprendizagem ajudará você a ver como ela se encaixa em suas necessidades específicas e em seus objetivos como educador.

A tecnologia pode ser esmagadora, mas não precisa ser. Mostraremos como começar com as ferramentas certas para você e seus alunos.

Há uma infinidade de ferramentas, dispositivos e aplicativos projetados especificamente para ajudar os professores a fazer o que eles fazem de melhor. A maioria dos professores que usam a tecnologia em sala de aula concorda: ela facilita a vida deles.

Sem surpresa, uma das tendências educacionais de crescimento mais rápido é o uso crescente de laptops, tablets e outros dispositivos móveis para aprendizado. Em particular, os smartphones estão se tornando uma ferramenta cada vez mais comum na sala de aula, e mais alunos esperam ter informações essenciais disponíveis no celular.

6 maneiras pelas quais a tecnologia de sala de aula ajuda os professores

  1. Automatizando as tarefas do dia a dia. Um dos maiores benefícios do uso da tecnologia na sala de aula é que ela economiza tempo. Vários aplicativos são projetados para ajudar os professores a registrar a frequência para que a tarefa não tome tempo do dia. Os alunos podem marcar seus nomes em um tablet quando entram pela porta, mesmo que o professor esteja ocupado preparando a aula. Outras tarefas podem ser eliminadas completamente – por exemplo, fotocópia e grampeamento não são mais necessários quando os alunos podem acessar suas tarefas online.
  2. Classificação simplificada. A classificação é fácil com ferramentas on-line que interpretam instantaneamente as respostas do teste em grande escala. Muitos aplicativos fornecem aos professores relatórios de status para que eles possam ter uma visão geral do progresso de cada aluno. Esses relatórios também apontam áreas de melhoria, permitindo que os professores identifiquem dificuldades de aprendizagem no início do ano. Além de tornar a avaliação mais fácil para os professores, a tecnologia ajuda os alunos a obter a ajuda e a atenção de que precisam.
  3. Planeamento e armazenamento de aulas online. A Internet está cheia de inspiração e ideias de outros professores. Em vez de criar um novo plano de aula do zero todos os dias, os professores podem reaproveitar e reutilizar grandes ideias de outros educadores.

Armazenar e compartilhar aulas na nuvem permite que os professores acessem as aulas a qualquer hora, de qualquer lugar. O planejamento digital de aulas também permite que os professores acessem e apliquem rapidamente suas próprias lições dos anos anteriores – sem a necessidade de arquivos.

  1. Feedback rápido e fluxos de trabalho. Os professores podem usar o Google Drive e outros aplicativos em nuvem para edição e avaliação mais rápidas. Quando os alunos enviam seus trabalhos on-line, os professores podem acessá-los facilmente sem precisar fazer malabarismos com papéis. Isso cria um fluxo de trabalho de revisão mais significativo entre professores e alunos porque os professores podem ver exatamente o que os alunos mudaram. A nuvem também permite que os alunos colaborem uns com os outros em tarefas e projetos.
  2. Atendendo aos padrões do estado. Mais ferramentas de planejamento de aulas são equipadas com padrões Common Core, tornando mais fácil marcar todas as caixas para testes padronizados. Os professores também podem encontrar ideias e modelos de planos de aula que atendem a padrões específicos de notas e estados na Internet e em aplicativos de planejamento de aulas.
  3. Segurança escolar. Um benefício inesperado da tecnologia em sala de aula é a segurança escolar. Professores e administradores têm o poder de trancar todas as portas da escola e enviar avisos de emergência com o clique de um botão. Os professores também podem usar alertas automáticos de e-mail e texto para se comunicar instantaneamente com um grande número de pais. Enquanto as informações sobre atrasos climáticos e fechamento de escolas podem ser enviadas de forma rápida e eficiente graças à tecnologia.

8 maneiras pelas quais a tecnologia de sala de aula ajuda os alunos

  1. Preparando as crianças para o futuro. Não há como negar que estamos nos movendo em direção a uma sociedade impulsionada pela tecnologia. Saber como usar a tecnologia – tudo, desde menus digitais até carros autônomos – prepara os alunos para o futuro. As habilidades tecnológicas aprendidas cedo podem apoiar o crescimento dos alunos tanto em suas carreiras quanto em suas vidas pessoais.
  2. Preparação de carreira. Habilidades de Internet são essenciais para o sucesso no ensino superior. Estudantes universitários terão que usar uma variedade de aplicativos além do processamento de texto. Eles também usarão tablets e compartilharão informações digitais. Os alunos podem explorar carreiras em potencial on-line e por meio de workshops de carreira. Encontrar profissionais inspiradores nas mídias sociais pode ajudar os alunos a se relacionarem e se conectarem com mentores.
  3. Cidadania digital. Aprender a se apresentar na Internet é uma habilidade cada vez mais importante. Quando os alunos compreendem a cidadania digital desde cedo, é mais provável que eles se apresentem com precisão e segurança. Isso aumenta as oportunidades profissionais de cada aluno porque garante que eles não serão descartados como resultado de conteúdo online inapropriado. Outra parte da cidadania digital é aprender a se manter seguro usando ferramentas como gerenciadores de senhas e autenticação multifator, além de aprender a identificar golpes.
  4. Habilidade de vida. Procurar empregos, escrever cartas de apresentação e enviar e-mails são habilidades cruciais para o sucesso no século XXI. Os alunos que sabem se expressar bem online estão muito mais bem preparados para um mercado de trabalho competitivo. Aprender a criar um site básico ou implementar uma estratégia de mídia social também torna os alunos candidatos mais desejáveis ​​em um mercado de trabalho competitivo.
  5. Apoiar a colaboração e conexão. A tecnologia permite que os alunos se conectem com pessoas na sala de aula e em todo o mundo. Aprender a usar ferramentas digitais para colaborar em projetos prepara os alunos para praticamente qualquer carreira. Conectar-se com alunos de outras partes do mundo promove o aprendizado cultural e ensina os alunos a trabalhar com pessoas diferentes deles. Embora a Internet às vezes possa ser um lugar feio e cheio de ódio, ela também pode fornecer um imenso senso de comunidade e apoio quando usada com sabedoria.
  6. Sites de sala de aula. Alunos de qualquer idade podem se beneficiar de sites de sala de aula. Eles geralmente promovem conexões entre os alunos e criam um lugar para eles colaborarem em projetos de grupo. Eles também beneficiam os alunos ao criar um sentimento compartilhado de pertencimento e comunidade. Sites, que geralmente são preenchidos com trabalhos de alunos, atualizações de sala de aula e tarefas, imitam como é fazer parte de um fórum ou grupo online. Os alunos podem ganhar experiência projetando e editando o site, bem como fazendo upload de arquivos para o site.
  7. Cidadãos globais. A tecnologia conecta os alunos a outras salas de aula em diferentes países do mundo. Aprender como os outros alunos vivem promove a compreensão cultural e reduz o medo daqueles que são diferentes. Também ajuda os alunos a desenvolver interesses em viagens, outras culturas e diferentes carreiras.
  8. Contexto histórico. A Internet conecta os alunos a arquivos de todo o mundo. Os alunos podem aprender sobre seu mundo por meio de imagens, vídeos e arquivos de texto. A Internet também pode iluminar o passado – acessar arquivos históricos torna as aulas de história mais relevantes e tangíveis.
Share.
Exit mobile version