Com tantas opções de treinos de musculação disponíveis, entender as particularidades de cada modalidade pode ajudar na hora de iniciar a atividade. Conhecê-las pode auxiliar nas escolhas da alimentação e da roupa fitness mais adequada.

O Ministério da Saúde classifica as atividades físicas por intensidades, que variam de leve à vigorosa. A primeira é aquela que exige o mínimo esforço físico, causando um pequeno aumento da respiração e dos batimentos cardíacos. Quanto maior a intensidade do exercício, mais altas serão as frequências cardíaca e respiratória.

Portanto, com um treino mais leve, é possível optar por uma dieta balanceada, focada em manter a energia ao longo do dia, sem a necessidade de altas calorias. Roupas leves e confortáveis, que permitam a liberdade de movimento, são indicadas para esse tipo de treino.

O mestre em ciências cardiovasculares, André Messias, explica que o importante é optar pelo conforto. “Quando estamos confortáveis, temos mais concentração, e os resultados têm maiores chances de serem obtidos”, aconselha em artigo. 

Treino para hipertrofia

No treino para hipertrofia, o foco está em estimular o crescimento e o aumento da massa muscular. A prática envolve o uso de cargas mais elevadas e um número menor de repetições, com intervalos de descanso mais longos entre as séries.

O educador físico, Guilherme Almeida e Leme, explica que o processo pode levar mais tempo e requer comprometimento. “Para que a massa muscular aumente de forma significativa é preciso que o treinamento, a alimentação e o descanso estejam muito bem regulados e adequados para este objetivo”, alertou em entrevista à imprensa. 

Por ser considerado um treino de maior intensidade e duração, é preciso ter alguns cuidados na hora de escolher a melhor roupa. Por exemplo, o short fitness feminino precisa proporcionar o suporte adequado aos movimentos mais intensos e o conforto durante os períodos de descanso entre as séries.

Treino de resistência

Na musculação, o treino de resistência é aquele que possui exercícios de longa duração e intensidade moderada. Geralmente, são utilizados exercícios com o próprio peso corporal, como a flexão. 

O objetivo é melhorar a resistência muscular e cardiovascular. Para isso, o treino envolve repetições mais altas, com pesos moderados e intervalos curtos de descanso entre as séries. 

A atividade moderada exige mais esforço físico do que a leve, fazendo o praticante respirar mais rápido do que o normal e aumentando, moderadamente, os batimentos do seu coração, de acordo com a classificação do Ministério da Saúde. 

Por isso, para esse tipo de treino, a recomendação é escolher uma alimentação que possa fornecer energia durante um período maior de tempo. 

Treino de força 

Esse tipo de treino é caracterizado pela ênfase na capacidade de gerar força muscular máxima. Ao contrário do treino para hipertrofia, no qual o objetivo principal é o aumento do tamanho muscular, o objetivo é a melhoria da força e potência muscular, bem como a manutenção da massa magra existente.

Dessa forma, o treino de força pode ser indicado para todas as idades. Estudo recente, publicado em março, no Jama Network Open, revelou que a combinação de treinamento de força com atividades aeróbicas pode reduzir em até 30% o risco de mortalidade entre os idosos.

Para quem busca melhorar a saúde e a qualidade de vida, o treino de força pode ser uma boa opção. Nesse caso, especialistas sugerem uma alimentação mais rica em proteínas e nutrientes essenciais para apoiar a recuperação muscular e promover o crescimento adequado dos tecidos.

Treino HIIT

O treino HIIT pode ser considerado como uma modalidade da musculação, uma vez que também envolve a combinação de exercícios de resistência e cardio. Também chamado de Treinamento Intervalado de Alta Intensidade, é caracterizado por períodos de exercício intenso seguidos por pausas ou atividade de baixa intensidade.
Ao escolher fazer um treino HIIT, as mulheres precisam estar atentas. Isso porque não é qualquer top feminino que garante a sustentação necessária para a atividade. Estudo publicado em agosto de 2023, no Journal of Science and Medicine in Sport, mostra que o tamanho dos seios pode impactar no rendimento dos exercícios: a maioria das mulheres deixava de participar das atividades diante do crescimento da mama. Por isso, a necessidade de escolher uma roupa que ofereça suporte adequado e conforto durante a prática do HIIT.

Share.
Exit mobile version