Inserir a bicicleta em seu dia a dia é uma forma de ter um meio de transporte alternativo mais saudável e ecologicamente correto

Diariamente estamos envolvidos com inúmeras atividades que exigem deslocamento, como ir ao trabalho, à academia e ao mercado, encontrar amigos e familiares, entre tantas outras ações. Grande parte dessa rotina é feita por meio de carros, motos e/ou transporte público. Entretanto, além de serem veículos poluentes, muitas vezes o traslado pode demorar mais que o normal por conta das condições de trânsito.

Uma das principais alternativas é utilizar a bicicleta para cumprir sua rotina de atividades. As bikes da Gios, por exemplo, são excelentes opções para quem deseja incorporar esse meio de transporte no dia a dia, pois contam com certificação de qualidade para todos os tipos de entusiastas das bicicletas. Além disso, usar a bike para se locomover é uma forma de cuidar do meio ambiente e também da sua saúde.

Sabemos que nem sempre é fácil entender como é possível utilizar a bike na rotina diária, principalmente para quem já está acostumado com outros meios de transporte. Por isso, preparamos algumas estratégias que certamente irão ajudar você. 

Primeiro passo: escolha sua bike

Mesmo que você já tenha uma bicicleta encostada em algum canto da casa, é preciso entender se ela está adequada ao seu porte físico e se seus equipamentos estão funcionando perfeitamente.

Para escolher uma bike, é necessário levar em consideração a sua altura para que o pedal seja confortável. Além disso, equipamentos como guidão, selim e pneus precisam estar em plenas condições para rodar sem qualquer perigo. 

Atente-se também ao quadro da bicicleta, pois há opções leves ou mais pesadas. A escolha dependerá do seu objetivo ao usá-la, bem como da facilidade no manuseio da bike.

Utilize equipamentos adequados  

Além de escolher a bicicleta correta para você, com os melhores acessórios possíveis, é preciso utilizar equipamentos de segurança. Inclusive, há alguns itens obrigatórios para trafegar com segurança com a bike, como capacete, luzes na dianteira e na traseira e buzina. 

Ademais, caso você faça seu trajeto no período noturno, considere roupas reflexivas que aumentam a sua segurança durante o trânsito e facilita a visualização para carros, motos e outros veículos. Lembre-se também de sempre ter em mãos um kit de emergência para qualquer reparo imediato que a bike necessite.

Muito mais econômica  

Em comparação com qualquer tipo de veículo, a bicicleta é extremamente mais econômica. Naturalmente, você não precisa gastar com combustível para que a bike continue rodando, o que diminui consideravelmente seus gastos mensais.

Geralmente, os gastos que você terá com a bicicleta são de possíveis trocas de pneus ou manutenções pontuais. Entretanto, ao comparar a mesma ação com carros e motos, por exemplo, os custos são bem menores.

Comece aos poucos 

Evidentemente, substituir por completo o uso de automóveis e optar pela bicicleta em todas as suas demandas pode causar grande estranheza no início, o que tende a fazer você desistir rapidamente.

Dessa forma, procure iniciar com percursos mais curtos, para se acostumar com a bicicleta. Comece com idas a mercados próximos, à academia do bairro, à casa de amigos e familiares. Depois, aumente a distância.

Planeje sua rota 

Quando se sentir confortável para aumentar a distância e optar por ir ao trabalho de bicicleta, caso ele fique mais longe da sua residência, por exemplo, é preciso programar-se adequadamente. 

Busque todo o trajeto do ponto de partida até o ponto de chegada avaliando quais as melhores ruas e avenidas para utilizar. Sempre priorize os trajetos que possuam ciclovias, pois é uma forma de trafegar pelo trânsito com mais segurança e rapidez.

Uso compartilhado

Uma das boas alternativas para incorporar a bicicleta na rotina de um casal, de uma família ou até entre amigos é compartilhar a bike durante a semana. Tudo vai depender da rotina de cada um e de como essa divisão pode ser feita para que todos os envolvidos possam usar sem nenhum tipo de problema.

Além disso, ao compartilhar o uso, é possível dividir os gastos com a bike, o que torna esse meio de transporte ainda mais barato.

Vale ressaltar que, ao incorporar a bike no dia a dia, você perceberá um enorme impacto positivo sobre seu corpo e sua saúde. Além de melhorar o condicionamento físico, o uso constante da bicicleta é capaz de melhorar o funcionamento intestinal, regular a pressão arterial e aumentar a sensação de bem-estar por conta da liberação de endorfina e serotonina.

Com passos simples você consegue implementar a bike em sua rotina e trazer mais benefícios para sua saúde, para o seu bolso e para o meio ambiente. 

Share.
Exit mobile version