Referência em residência médica no país, a formação de especialistas na instituição é uma das mais tradicionais.

A Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto é uma grande referência na formação de especialistas em saúde no país. Com ampla tradição em serviços médicos e hospitalares, a instituição oferece programas conceituados de residência médica SCM-RP, procurados por profissionais de diversas regiões do Brasil. 

A formação de especialista por meio da residência tem como foco preparar os profissionais para desafios clínicos, bem como contribuir para avanços na área da saúde. Para isso, a Santa Casa conta com um amplo programa de especialização, com profissionais e professores de excelência. 

Se você, assim como tantos graduados em medicina, também deseja fazer sua especialização médica nesse conceituado hospital de Ribeirão Preto, conheça mais sobre os processos seletivos da instituição, a estrutura dos cursos e os métodos de ensino utilizados a seguir.  

Hospital de Ensino: referência nacional em especialização médica

As Santas Casas de Misericórdia foram estabelecidas no Brasil ainda no início da colonização portuguesa, idealizadas para oferecer assistência médica e social à população carente. Em Ribeirão Preto, ela surgiu em 1896, e desde então é um pilar para a saúde dos habitantes da cidade no interior de São Paulo. 

As residências médicas surgiram em 2004, e a instituição atualmente conta com 15 programas divididos em 8 áreas de especialidades: Anestesiologia, Cirurgia Cardiovascular, Oncologia, Clínica, Cardiologia, Clínica Médica, Medicina Intensiva, Nefrologia e Ortopedia. Todas essas especialidades são ministradas no Hospital de Ensino, uma referência nacional em estrutura e educação em medicina.

Cada uma das especialidades conta com um currículo próprio desenvolvido para conciliar aprendizado teórico com a imprescindível prática clínica. Esse é, inclusive, um dos grandes diferenciais da instituição, já que os residentes podem atuar em diversos casos clínicos, desenvolvendo uma vivência para estar preparado para os desafios que terão ao longo de sua carreira.

Por se tratar de um hospital que atende diferentes perfis sociais, o atendimento à população da cidade também garante aos residentes o desenvolvimento de habilidades interpessoais, as chamadas “soft skills”. Dessa forma, o aprimoramento profissional não se restringe a habilidades médicas, explorando também o trato humanizado aos pacientes. 

Por fim, mas não menos importante, temos o desenvolvimento contínuo como característica das especializações na Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto. Lá a formação regular é complementada pelas chamadas “atividades educacionais continuadas”. Os especializandos são incentivados a participar de congressos, seminários e cursos, que os permitem manter-se constantemente atualizados com os avanços científicos e as melhores práticas no campo da saúde. 

Processos seletivos competitivos

Por todas as qualidades e características mencionadas, é natural que a formação de especialistas na Santa Casa de Misericórdia tenha um processo seletivo rigoroso e competitivo.

Os processos de seleção são regulados segundo os padrões estabelecidos pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), o que garante uma seleção de candidatos capacitados e prontos para os desafios de uma especialização. Inclusive, a instituição conta com sua própria comissão de residência médica, a Coreme, responsável por toda a estrutura e as etapas do processo seletivo. 

Médicos preparados para o futuro da profissão

Já mencionamos que a Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto enfatiza em suas residências médicas o ensino continuado, humanizado e de grande qualificação prática. Tudo isso para preparar médicos a atuarem em um cenário de constantes inovações tecnológicas e desafios clínicos. Assim como em quase todas as profissões atuais, o fazer médico também se transforma de forma cada vez mais veloz. 

Assim, os médicos especialistas formados pela instituição são altamente valorizados no mercado de trabalho, visto que são capacitados para assumir cargos em hospitais, clínicas e unidades de saúde. 

Share.
Exit mobile version