Descubra como os eventos corporativos fortalecem sua rede de contatos e ampliam oportunidades de negócios. Conheça os principais tipos e aprenda a se preparar!
Participar de eventos corporativos pode trazer diversos benefícios tanto para profissionais quanto para as empresas. 

Estes eventos contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores  ampliando o conhecimento e a oportunidade de realizar networking, permitindo que os profissionais se conectem com outros profissionais e empresas.

Eventos corporativos geram oportunidades de negócios garantindo uma maior conexão entre clientes e fornecedores. Trata-se também de uma forma de ampliar a visibilidade e o reconhecimento das empresas frente a novos mercados. Continue lendo e saiba mais!

Saiba o que são eventos corporativos

Os eventos corporativos são atividades planejadas e organizadas por empresas para alcançar objetivos específicos, como promoção de produtos ou serviços, desenvolvimento de habilidades e conhecimentos, construção de relacionamentos, reconhecimento e premiação, e fortalecimento da marca.

Para que seja bem-sucedido estes eventos são organizados com antecedência, permitindo que o público-alvo possa se planejar para participar. 

Estes eventos podem ter diferentes formatos e durações, como conferências, feiras, seminários, reuniões, entre outros.

Participar de eventos corporativos: como planejar

Eventos corporativos podem ser uma excelente oportunidade para as empresas se conectarem com seus clientes, fornecedores e parceiros, e estabelecerem relacionamentos mais fortes. 

No entanto, para que os seus objetivos como profissional sejam alcançados torna-se necessário ficar atento a alguns detalhes de planejamento. Confira:

Planeje sua viagem

Se o evento que você vai participar for no exterior há algumas providências necessárias a serem tomadas. Adquira sua passagem e faça reserva no hotel com antecedência. Garanta também um seguro viagem e aluguel de carro, se for o caso. 

Outro fator que poucas pessoas se atentam é quanto a utilização de internet no exterior. Sua operadora não funciona fora do país a não ser que você ative o roaming internacional. Os valores cobrados pelas operadoras brasileiras para este serviço são altíssimos. 

A dica é admirar um eSIM internacional e já chegar conectado. Como a conexão se dá através da leitura de um QR Code você não precisará adquirir um chip físico. 

Escolha o evento certo

Lembre-se que o evento corporativo que você vai participar precisa estar totalmente alinhado aos seus interesses profissionais. 

Como fornecedor, você pode ser chamado para participar de  eventos corporativos de várias empresas, mas será que todos serão estratégicos para você? Assim sendo, valorize o seu tempo e somente príncipe de ventos que realmente vão gerar valor para você e sua empresa.  

Defina seus objetivos

Uma vez realizada uma escolha estratégica sobre qual evento participar, resta agora colocar no papel quais serão os seus objetivos e busca alcançá-los. 

Por exemplo, se você deseja melhorar seu networking com fornecedores, ou ainda resolver problemas de relacionamento com o time interno. Participe de ações dentro do evento que lhe permite realizar estes objetivos.

Saiba quais são os principais tipos de eventos corporativos

Existem vários tipos de eventos e cada um possui um objetivo específico. Continue lendo e conheça cada um deles. 

Seminários e workshops

Seminários e workshops são eventos educacionais que tem como objetivo transmitir conhecimentos e habilidades específicas a um grupo de participantes.

Por exemplo, um workshops de vendas visa ampliar conhecimentos e habilidades práticas para vendedores e profissionais de vendas. Os eventos irão trazer novas metodologias de vendas, técnicas para melhorar a comunicação e estratégias para lidar com objeções comuns dos clientes.

Conferências e congressos

Já as conferências e congressos são eventos que reúnem especialistas e profissionais de um setor ou área de conhecimento para discutir temas relevantes e compartilhar conhecimentos. 

Normalmente as conferências são eventos de curta duração que podem variar de alguns dias a uma semana, podendo ser realizadas em diferentes formatos, como palestras, painéis, workshops, etc. Já os congressos são eventos de maior duração do que as conferências, podendo variar de uma semana a vários dias.

Feiras e exposições comerciais

As feiras e exposições comerciais são eventos que reúnem empresas e profissionais de um setor ou área de negócios para promover produtos, serviços e tecnologias. 

Geralmente, são realizadas em locais específicos, como centros de convenções ou pavilhões de exposições. Estes eventos são planejados com antecedência, incluindo a definição do tema, do público-alvo e dos objetivos. Para participar desses eventos, torna-se necessário realizar o pagamento de uma taxa de inscrição.

Encontros de negócios e networking

Os encontros de negócios e networking são eventos que reúnem profissionais e empresas de um setor ou área de negócios para discutir oportunidades de negócios, estabelecer relacionamentos e compartilhar conhecimentos. Confira a seguir os tipos de encontros de negócios e networking disponíveis:

  • Encontros de negócios individuais: São reuniões individuais entre profissionais ou empresas para discutir oportunidades de negócios;
  • Painéis de discussão: São eventos que reúnem profissionais e empresas para discutir temas relevantes do setor;
  • Eventos de networking: São eventos que reúnem profissionais e empresas para estabelecer relacionamentos e compartilhar conhecimentos.

Lançamentos de produtos e serviços

O lançamento de um produto ou serviço é um momento estratégico e delicado. Tudo precisa ser muito bem pensado, desde as estratégias de marketing aos eventos de divulgação.  

Além de tornar o produto ou serviço conhecido, o evento permite que a empresa gere leads e contatos com potenciais clientes. O evento permite ampliar a visibilidade e reputação da empresa no mercado. Confira a seguir dicas de como planejar um evento de  lançamento de um produto e serviço:

  • Planejamento: O evento deve ser planejado com antecedência, incluindo a definição do público-alvo, do local e da data;
  • Convite: Os convidados são convidados a participar do evento, geralmente por meio de convites impressos ou digitais;
  • Apresentação: O produto ou serviço é apresentado ao público-alvo por meio de uma apresentação, demonstração ou lançamento oficial;
  • Networking: Os convidados têm a oportunidade de se conectar com os representantes da empresa e outros convidados;
  • Promoção: O evento é promovido por meio de canais de marketing, como mídia social, e-mail marketing, publicidade impressa e online.

Premiações e cerimônias de reconhecimento

As premiações e cerimônias de reconhecimento são eventos que visam reconhecer e premiar o trabalho, os esforços e as conquistas de indivíduos ou equipes dentro de uma organização ou comunidade. 

Essas cerimônias são muito aguardadas dentro de uma empresa e devem ser muito bem planejadas. Confira algumas dicas: 

Promova o evento, incluindo a divulgação da premiação e da cerimônia de reconhecimento para os premiados e convidados.

Defina o objetivo da premiação e da cerimônia de reconhecimento, incluindo o que você deseja alcançar e quem você deseja premiar;

Escolha o formato da premiação ou cerimônia de reconhecimento, incluindo o local, a data e o horário;

Selecione os indivíduos ou equipes que serão premiados, com base em critérios estabelecidos;

Prepare a cerimônia, incluindo a entrega de prêmios, certificados ou outros reconhecimentos;

Share.
Exit mobile version